Qual o significado das mandalas?

Created with Sketch.

Qual o significado das mandalas?

A mandala, cujo termo sânscrito significa “círculo” ou “completude”, é um yantra circular que simboliza o Universo. São símbolos que nos permite reconhecer e criar consciência de diversos processos de nossas vidas, principalmente se tratando de mudanças, aprendizados e transformações.

Representa também a procura pela paz interior, procura essa que é representada pelos padrões entrelaçados e que têm como finalidade a própria orientação do pensamento, uma vez que auxiliam a meditação.

Podem ser criadas por diversos desenhos e até mesmo serem criadas dependendo da intenção do autor. Por exemplo: Se eu quero receber amor, podemos fazer uma mandala nos tons vermelho, lembrando a energia do amor. A cada instante que olharmos para aquele símbolo, podemos receber esse sentimento energético e assim por diante.

Elas são símbolos de harmonização, capaz de transformar a energia tanto das pessoas como também dos ambientes. Por isso podemos dizer que a partir dela as coisas podem ser processadas e seguir um grau de evolução.

Significado das Cores da Mandala

Um dos aspectos mais importantes das mandalas são as cores. Tal como as cores da flor de lótus, um dos principais símbolos budistas, as cores das mandalas significam:

  • branco simboliza a pureza.
  • azul simboliza a sabedoria.
  • vermelho simboliza a compaixão.

Mandala #003

Made in black canvas and acrylic paint. Original size 12×12 INCHES – Shipping to all united states

Leave a Reply